Couto de Dornelas pertence ao concelho de Boticas.
Anualmente dia 20 de Janeiro presta-se homenagem ao S. Sebastião.
É uma tradição que remonta ao tempo das invasões francesas.
Na altura a população cercada e sentindo-se ameaçada por estes invasores, uniram-se e pediram ao santo que se fizesse cair um forte nevão que os impossibilitasse de avançar, se o pedido fosse concretizado prestariam homenagem com uma festa e dariam como promessa nesse dia dcomida a todos os visitantes.
Esta é então uma tradição que se mantém até aos dias de hoje e tem vindo a ganhar cada vez mais visitantes no dia 20 Janeiro de cada ano.
Este ano estiveram cerca de seis mil pessoas vindas de toda a parte inclusive dos nossos irmãos de Espanha, foram servidos cerca de 400kg de carne de porco, 100kg de arroz um número incerto de broas, este repasto é servido ao longo de uma mesa de cerca de 5km, coberta com toalhas de linho centenárias.
Couto de Dornelas é provida de uma paisagem magnífica e quem vai pela primeira vez, fica sempre com a
vontade de voltar! Nós gostamos e pretendemos voltar! Obrigada Couto de Dornelas!
Repórter: Dina carma